Doenças Renais

Cálculos Renais

Cálculos renais são comuns?

São sim! Atingem aproximadamente 5 a 12% da população em algum momento da vida. Ocorrem principalmente entre os 20 e 50 anos de idade e são mais comuns quando se tem história de cálculos na família. As pessoas que já tiveram cólica renal apresentam uma chance de 50% de apresentar um novo cálculo nos próximos 5 anos e quanto mais cálculos, maior essa chance. Daí a importância de consultar um nefrologista, é ele o médico especialista responsável por identificar a causa da formação dos cálculos e o que pode ser feito para reduzir a chance de novo cálculo.

O que é um cálculo renal?

Na urina existem várias substâncias diluídas. Quando existe um aumento dessas substâncias e pouco líquido para diluí-las elas tendem a se agregar formando cristais. Esses cristais vão aumentando de tamanho até formarem verdadeiras pedras. Os cálculos podem permanecer no rim sem causar dor ou podem migrar pelo trato urinário causando dor.

Como saber se tenho cálculo renal?

Na maioria das vezes os cálculos renais não causam sintomas até que migrem. Quando sem sintomas podem ser identificados por exames de imagem. Quando migram podem causar a presença de sangue na urina, dor para urinar ou dor forte nas costas, que pode caminhar para região da virilha.

O que fazer em caso de cólica renal?

Procurar imediatamente um médico para confirmar que se trata de cólica renal e definir se o cálculo vai ser eliminado sozinho ou se haverá necessidade de intervenção pelo urologista.

O que fazer para evitar a formação de novos cálculos?

O nefrologista irá solicitar uma bateria de exames de sangue e de urina de 24 horas, buscando definir o tipo de distúrbio que está causando a formação de cálculos renais. Através do diagnóstico ele poderá prescrever para cada caso, dieta e medicamentos adequados para reduzir o risco de formação de novos cálculos.  É importante prevenir novos episódios, já que a cólica renal aumenta o risco de infecção urinária e o risco de desenvolver doença renal crônica.

Rua C-149, Qd 323 Lts 6/7 nº 1145
Jardim América - Goiânia - GO
(62) 3251-1911 | contato@nefroclinicagoiania.com.br
Sociedade Brasileira de Nefrologia