Fique por Dentro

Dicas do Ministério da Saúde sobre como manter o bom funcionamento dos rins

Publicado em : 29/07/2013

Hábitos de vida saudáveis podem evitar tais complicações patológicas. “Manter uma dieta balanceada, o peso ideal, ter uma hidratação adequada e fazer atividades físicas. Todos esses cuidados são imprescindíveis no sentido de evitar a perda das funções renais, a ponto de chegar à necessidade do transplante”, alerta a explica a nefrologista Amélia Trindade, do Ministério da Saúde. Que tal então rever alguns destes hábitos?
Diabetes e pressão – “A incidência dessas duas doenças tem aumentado nos últimos anos, algo agravado pelo envelhecimento da população, além de sedentarismo e obesidade. A nossa cultura tem uma alimentação muito rica em sal e carboidratos, o que acentua o aumento dessas doenças. O ideal é reduzir o sal, manter uma alimentação equilibrada e manter uma hidratação adequada.”
De bem com a balança – “Os nossos rins têm uma programação para o peso e altura, por isso manter-se no peso ideal é fundamental para seguir com os rins em ótimo funcionamento. Indivíduos com o índice de massa corporal (IMC) nos parâmetros saudáveis ficam protegidos. Hoje em dia, existe uma epidemia mundial de obesidade. O excesso de peso leva à hipertensão e ao diabetes. Quando hábitos saudáveis são adquiridos, o risco de sofrer com um problema no rim é bem menor”, explica.
Alimentação equilibrada, rins a salvo – “Tomar cuidado com o excesso de gordura, sal, sódio e açúcar é fundamental. Ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras colabora para a manutenção adequada das funções renais. Se o indivíduo já tiver sofrido com a DRC, é provável que seja obrigado a fazer algumas mudanças em seu cardápio. Adotar uma dieta com menor quantidade de carboidratos, proteína e sal para evitar a sobrecarga renal”, orienta a doutora.

Nefropediatria

As crianças e adolescentes ganham destaque nos cuidados com o rim

31/07/2018 Veja mais

Amizade pode gerar empresa de sucesso

O dia do amigo, foi comemorado na última sexta-feira, e, é claro que para nós não passou em branco. Em uma data especial como esta é impossível não lembrar da nossa históri

20/07/2018 Veja mais

MUSICOTERAPIA E HEMODIÁLISE

Terapias complementares auxiliam na melhora da qualidade de vida do paciente renal crônico.

13/07/2018 Veja mais

Torcida Nefroclínica

Assim como a seleção, a nossa equipe já está em campo, uniformizada e com o sorriso no rosto para ver o Brasil ganhar e atender você.

06/07/2018 Veja mais

Arraiá da Nefroclínica

Para comemorar as festividades juninas, e alegrar o coração dos nossos pacientes e colaboradores, a Nefroclínica promoveu no dia 22 de Junho o Arráia da Nefroclínica. 

04/07/2018 Veja mais
Rua C-149, Qd 323 Lts 6/7 nº 1145
Jardim América - Goiânia - GO
(62) 3251-1911 | contato@nefroclinicagoiania.com.br
Sociedade Brasileira de Nefrologia