Fique por Dentro

MUSICOTERAPIA E HEMODIÁLISE

Publicado em : 13/07/2018

No Brasil comemora-se amanhã, dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock. Que apesar de levar o termo “mundial” no nome, na verdade é uma comemoração nacional. A data homenageia um grande festival de música, o Live Aid, um show simultâneo que aconteceu em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia.

A música não se limita a arte, mas serve também para defender causas, influenciar nosso humor, mudar vidas, nos trazer bem-estar, aliviar situações de estresse e marcar positivamente eventos memoráveis. Para além de todos esses efeitos, pesquisas recentes têm comprovado o poder na melhora física e como uma aliada no tratamento de doenças.

A musicoterapia é uma ciência jovem, que surgiu em meados do século XX nos Estados Unidos para o tratamento de neuróticos de guerra. Paralelamente, começou a ser utilizada na Argentina devido a uma epidemia de poliomielite, na qual os sobreviventes apresentaram quadros depressivos profundos. A partir daí, a musicoterapia difundiu-se por todo o mundo e propagou-se por várias áreas de atuação.

No contexto hospitalar, a musicoterapia pode ser utilizada para reduzir ansiedade, stress e desconforto; facilitar a anestesia e o retorno ao estado de vigília; intensificar efeitos analgésicos de medicações e auxiliar no monitoramento e controle de respostas fisiológicas.

A pesquisadora Paula Hagemann, da Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho” analisou em o efeito da Musicoterapia na qualidade de vida de pacientes de hemodiálise na sua dissertação para o título de Mestre, em 2015. Um total de 23 pacientes foram analisados de dezembro de 2013, até maio de 2014.

Os resultados obtidos após a intervenção de musicoterapia, confirmaram que a musicoterapia melhora a qualidade de vida do paciente renal crônico em hemodiálise, diminui os sintomas depressivos e auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, vale destacar o seu papel na melhora de aspectos fisiológicos dos pacientes.

Nefropediatria

As crianças e adolescentes ganham destaque nos cuidados com o rim

31/07/2018 Veja mais

Amizade pode gerar empresa de sucesso

O dia do amigo, foi comemorado na última sexta-feira, e, é claro que para nós não passou em branco. Em uma data especial como esta é impossível não lembrar da nossa históri

20/07/2018 Veja mais

Torcida Nefroclínica

Assim como a seleção, a nossa equipe já está em campo, uniformizada e com o sorriso no rosto para ver o Brasil ganhar e atender você.

06/07/2018 Veja mais

Arraiá da Nefroclínica

Para comemorar as festividades juninas, e alegrar o coração dos nossos pacientes e colaboradores, a Nefroclínica promoveu no dia 22 de Junho o Arráia da Nefroclínica.

04/07/2018 Veja mais

Nota Oficial de Esclarecimento

A Nefroclínica - Clínica de Doenças Renais esclarece o problema que causou interrupção das sessões de hemodiálise na semana passada. Na terça-feira (5), pacientes que se submetiam ao tratamento tiveram complicações e imediatamente a equipe da clínica realizou os cuidados e procedimentos necessários.

11/07/2016 Veja mais
Rua C-149, Qd 323 Lts 6/7 nº 1145