Fique por Dentro

Nefropediatria

Publicado em : 31/07/2018

Sexta-feira comemorou-se o dia do pediatra. A pediatria é um campo relativamente novo na medicina. Os primeiros centros médicos de atendimento especializados em crianças foram criados no século 19, na Europa.  Criado em 1880, o termo “pediatria” tem origem na junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura). 
No Brasil, em 1910, alguns médicos se organizaram numa associação que deu origem à centenária Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que, a partir de então, tem atuado como a representante máxima dos interesses da especialidade no país.   
Assim, os pediatras, ou como diriam os gregos “aqueles que curam as crianças”, têm ao longo da história do mundo e do Brasil desempenhado seu papel, com o máximo de zelo e rigor, nas diferentes faces da assistência: promoção de comportamento saudáveis, prevenção de doenças e diagnóstico e prescrição de tratamentos. 
No cuidado com os rins não é diferente. O Nefropediatra é o médico especializado em tratar e prevenir doenças renais na infância. Conversamos com a Dra. Alessandra Vitorino Naghettini que explicou quais as doenças que englobam esta especialidade: “De um forma geral, todas as doenças do rim:  Síndrome Nefrótica e nefrítica, Infecção do Trato urinário, Litíase, malformações do trato urinário, Hematúria,  Hipertensão arterial, Doença renal crônica e aguda.”
Prematuros, crianças com baixo peso ao nascimento, obesos, história de proteína e sangue na urina e/ou malformação renal, histórico de Infecção de urina estão no grupo de risco, como esclareceu a doutora. O atendimento por um especialista é essencial para um bom tratamento. Para a prevenção da Doença renal crônica (DRC) devemos cultivar hábitos de vida saudável, alimentação  adequada e realizar exercício fisico  que podem diminuir  velocidade  de evolução da DRC.  O controle do sal  na alimentação também pode ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins. Mas, quando os pais devem levar o filho ao médico?  Sempre que apresentarem: proteína e sangue na urina e/ou malformação renal, historia de infecção de urina, com alguma doença renal confirmada.

Amizade pode gerar empresa de sucesso

O dia do amigo, foi comemorado na última sexta-feira, e, é claro que para nós não passou em branco. Em uma data especial como esta é impossível não lembrar da nossa históri

20/07/2018 Veja mais

MUSICOTERAPIA E HEMODIÁLISE

Terapias complementares auxiliam na melhora da qualidade de vida do paciente renal crônico.

13/07/2018 Veja mais

Torcida Nefroclínica

Assim como a seleção, a nossa equipe já está em campo, uniformizada e com o sorriso no rosto para ver o Brasil ganhar e atender você.

06/07/2018 Veja mais

Arraiá da Nefroclínica

Para comemorar as festividades juninas, e alegrar o coração dos nossos pacientes e colaboradores, a Nefroclínica promoveu no dia 22 de Junho o Arráia da Nefroclínica. 

04/07/2018 Veja mais

Nota Oficial de Esclarecimento

A Nefroclínica - Clínica de Doenças Renais esclarece o problema que causou interrupção das sessões de hemodiálise na semana passada. Na terça-feira (5), pacientes que se submetiam ao tratamento tiveram complicações e imediatamente a equipe da clínica realizou os cuidados e procedimentos necessários.

11/07/2016 Veja mais
Rua C-149, Qd 323 Lts 6/7 nº 1145
Jardim América - Goiânia - GO
(62) 3251-1911 | contato@nefroclinicagoiania.com.br
Sociedade Brasileira de Nefrologia